Nosso Blog

Digitalização Transformação Digital

Você sabe o que é DRIP?

A transformação dos processos está em andamento a anos e a pandemia acelerou esse processo. Para saber mais sobre o assunto, confira o conteúdo que preparamos a seguir e boa leitura! 

A pandemia mundial da Covid-19 mostrou que está mais do que na hora das empresas se reinventarem e nesse sentido a tecnologia se tornou uma grande aliada. 

Com o isolamento social, os trabalhadores tiveram que abandonar os escritórios e os processos se transformaram remotos. 

Embora os processos empresariais tenham sido moldados em torno de papéis, estamos em uma nova era, que mostra que os documentos físicos estão ficando cada vez mais para trás. 

Mas, o que irá substituir os documentos em papel? Continue a leitura e descubra! 

O que é Drip

O DRIP cria um processo digital cada vez mais automatizado para transformar a gestão de registros. 

Dessa maneira, com registros digitais, é possível acessá-los de qualquer lugar, além de dar mais um passo para a integração de sistemas e processos.

Como a maioria dos sistemas é projetado para realizar uma função específica, o gerenciamento de registros acaba ficando em segundo plano. 

Com a integração de sistemas e processos, essa função é transferida para um sistema especializado e criado para realizar a gestão de documentos de forma mais eficiente.

Se adequando às novas práticas

A melhor maneira para se adequar às novas práticas de digitalização é colocando os processos em prática. 

Para tanto, é fundamental que se diminua ao máximo o uso do papel no fluxo de trabalho. Sendo assim, o ideal é que os responsáveis digitalizem o documento assim que ele for recebido. 

Dessa forma, os profissionais terão acesso imediatamente ao documento, mas de maneira digital. 

No entanto, é importante ressaltar que os documentos podem existir no mundo físico, mas é preciso compreender que para ter uma transformação digital, é importante que haja essa mudança  e priorização. 

 A transformação para uma nova realidade

Como dito anteriormente, o isolamento social mostrou que há uma necessidade de se adequar os processos com tecnologia. 

Se o modelo tradicional de gestão de documentos baseava-se em um escritório onde se gerava, acumulava, distribuía e confiava no papel, hoje, com uma parte razoável da força de trabalho trabalhando em casa, todo esse conteúdo precisa estar disponível no momento necessário.

Porém, existem alguns elementos que podem se tornar críticos ao migrar de um programa híbrido de gestão de documentos para o DRIP, um processo totalmente digital. 

Podems destacar que o primeiro desafio é que o registro digital deve se tornar o registro oficial e assim, deixar de lado a ideia de que os documentos eletrônicos são uma cópia.

Para tanto, exige uma mudança de cultura organizacional, afinal, com raras exceções, diversas esferas públicas e privadas já reconhecem o registro eletrônico como oficial, sem que seja necessário manter sua versão física.

Além disso, a maioria dos processos de informação mais atualizados geram um original digital completo com autenticação, que pode ser uma assinatura digital.

Portanto, o objetivo é criar e reter documentos em formato digital usando bancos de documentos bem administrados. 

Por que a Docteka e não outra empresa de soluções? 

Com mais de 30 anos de experiência no mercado, a Docteka se tornou referência e é uma empresa de tecnologia, com foco e expertise na gestão de documentos físicos e digitais. 

As soluções completas, permitem que cada cliente tenha serviços ajustados às necessidades.

Além disso, vale ressaltar que a Docteka é uma empresa que possui, em seu DNA, a inovação e transparência.  

Toda a equipe está focada em desenvolver projetos que realmente se tornem grandes diferenciais empresariais. 

Nós projetamos, avaliamos e justificamos os projetos com soluções tecnológicas, serviços e gestão de processos com um entendimento claro dos benefícios e impactos das soluções. 

A Docteka é referência quando se trata de integração entre Tecnologia, Gestão de Processos e Pessoas. 

Aqui, você encontra uma equipe altamente comprometida e prontas para superar desafios com qualidade e eficiência do seu projeto.