Nosso Blog

Recrutamento e seleção
Transformação Digital

Recrutamento e seleção: perspectivas para 2023

Em 2020, a pandemia global do covid-19 mudou a forma do RH de se relacionar com outras áreas. Entrevistas online, necessidade de ferramentas digitais para a integração do time e por aí vai. Nesse sentido, quais são as perspectivas para 2023 na área de recrutamento e seleção? 

Acompanhe o artigo para saber quais são. 

Uso da inteligência artificial no recrutamento e seleção

Pode não parecer tanta novidade o uso da inteligência artificial e outras ferramentas digitais  para otimização dos processos de recrutamento e seleção. Porém, essa é uma tecnologia que vem sofrendo constantes avanços tecnológicos. Por isso, permanece como uma grande tendência para 2023.

Employee Experience

O termo Employee Experience (em português, “experiência da pessoa colaboradora”) nada mais é do que um plano de ações para melhorar a experiência dos colaboradores. Alguns exemplos dessas ações:

  • trabalho flexível;
  • ambientes físicos e culturais mais agradáveis;
  • benefícios atraentes.

Como resultado dessas ações, percebe-se a fidelização dos colaboradores, a retenção de talentos e diminuição da rotatividade de funcionários. 

Diversidade para o recrutamento e seleção

O termo ESG (environmental, social and governance que, em português, significa governança ambiental, social e corporativa) veio com força total para o mundo corporativo. 

É preciso pensar em campanhas de diversidade e inclusão e promover boas práticas de contratação, desenvolvimento e retenção de todas as diversas pessoas colaboradoras com igualdade de oportunidades.

Upskilling

O termo Upskilling é o aprimoramento de competências das pessoas colaboradoras, a partir do aprendizado contínuo. Segundo o relatório da consultoria Mercer, 34% das empresas dos Estados Unidos estão investindo em treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.

Mobilidade interna

É quase certeza que você já ouviu falar sobre a atração e retenção de talentos, só que, a mobilidade interna é uma grande tendência para 2023.

Isso porque, um dos passos importantes para a gestão de talentos, é o mapeamento de talentos. Porém, os talentos podem estar escondidos na própria empresa. 

Por isso, a perspectiva para 2023 é a de criar estratégias para identificar esses talentos “escondidos”. 

Gostou do conteúdo? Não esqueça de nos acompanhar também pelas redes sociais.