Nosso Blog

RH Digital

Triagem de currículos: como garantir que seja eficiente

Garantir que a equipe de recrutadores encontre o candidato ideal para uma vaga é uma missão e tanto. A triagem de currículos é uma etapa super importante do processo de recrutamento e seleção e pode ajudar com isso.

Confira o que é uma triagem de currículos e como fazê-la de forma mais eficiente.

O que é triagem de currículo?

A triagem de currículo faz parte do processo de recrutamento e seleção e tem como objetivo principal analisar os currículos e separar quais são os mais adequados para a vaga disponível. 

Para que realizar a triagem de currículo?

É inegável a importância dessa etapa dentro do processo seletivo. Já que é nela que o RH vai poder observar qual será o impacto de contratar um determinado candidato para a vaga. Para além das habilidades técnicas, é importante que o recrutador analise também as ‘soft skills’ dos candidatos.

Como fazer uma triagem de currículos eficiente? 

Uma boa triagem de currículos precisa levar em consideração alguns procedimentos, como: 

Elaborar o perfil de candidato ideal

Essa etapa inicial é super importante para a triagem de currículos, já que é nela que você vai determinar as características que a empresa está procurando para preencher a vaga. 

Estabelecer fatores eliminadores para a posição

Depois que o perfil do candidato ideal está pronto, é necessário indicar quais serão os fatores que vão eliminar possíveis candidatos durante a sua triagem de currículos: 

  • formação específica;
  • especialização em algum software;
  • e outros fatores eliminatórios.

Avaliar habilidades comportamentais

Pensar e avaliar as ‘soft skills’ dos candidatos também é importante para realizar uma boa triagem de currículos. Isso porque é importante encontrar colaboradores que tenham os mesmos propósitos que a empresa. 

Criar uma linha de corte para a triagem de currículos

A gente falou que é importante definir o perfil do candidato ideal, mas nem sempre será possível encontrar exatamente o que procuramos, por isso é importante definir qual será a linha de aproximação. 

Analisar o currículo

Agora é a hora de analisar os currículos em si: a formatação, organização das informações e etc. 

Criar um banco de currículos

Esse processo é demorado e por isso é importante manter uma base com todos os currículos separados, seja por área, ‘soft skills’, ou outros filtros que o RH ache interessante para uma futura triagem de currículos.

A triagem de currículo pode ficar muito mais fácil com o uso da tecnologia

Ter um sistema de RH pode ajudar e muito para fazer uma boa triagem de currículos, já que o software irá facilitar os processos. Confira o sistema de RH da Docteka.