Nosso Blog

RH Digital

Experiência do candidato: Por que impacta na qualidade do seu recrutamento

Experiência do candidato é fundamental para o sucesso do seu recrutamento. Não à toa, empresas que mais crescem no mercado investem em um processo de seleção estratégico do começo ao fim. Curioso sobre o assunto? Confira o artigo de hoje! 

Se antes os processos de seleção tinham longas etapas e pouca estratégia, hoje esse modelo de recrutamento é ultrapassado e não garantem que a seleção terá sucesso. 

Neste sentido, é fundamental que você entenda a importância da experiência do candidato para então, tornar o seu processo mais assertivo e obter bons resultados. 

Sabendo da importância da seleção de bons profissionais para montar uma equipe qualificada, preparamos um conteúdo completo para que você entenda mais sobre a pauta experiência do candidato. Confira: 

O que é experiência do candidato? 

A experiência do candidato ou Candidate Experience, em inglês, é o nível de relacionamento que ele terá com a empresa durante todas as etapas do processo seletivo. 

Neste sentido, podemos dizer que a imagem que o seu candidato terá sobre a sua empresa é forjada a partir desse momento. 

Segundo uma pesquisa do Carrer Builder, cerca de 68% dos mais de 1.000 entrevistados confirmam que sua experiência na seleção reflete a forma como a empresa lida com os seus colaboradores. 

Portanto, saber a importância da experiência do candidato é fundamental para melhorar o relacionamento com os novos colaboradores e tornar a equipe cada vez mais engajada. 

Quer entender mais sobre os motivos e benefícios de se investir em uma seleção estratégica? Continue a leitura! 

Por que apostar na experiência do candidato? 

Investir na experiência do candidato eleva o nível da sua empresa e tende a melhorar a sua imagem no mercado. 

Além disso, podemos dizer que essa estratégia reduz custos e otimiza processos burocráticos, que podem atrapalhar o processo de seleção e torná-lo ineficiente. 

Vale ressaltar que toda empresa que deseja ser lembrada por contribuir para a melhora da sociedade, deve apostar na melhora da experiência do candidato. 

Vantagens de ter uma seleção estratégica? 

Toda companhia que busca crescer e ser reconhecida no mercado deve estar atento à sua imagem para os diferentes públicos, seja ele interno ou externo. 

Sendo assim, para fortalecer a reputação do negócio e o engajamento das pessoas com a marca é essencial utilizar a importância da experiência do candidato à risca. 

Portanto, manter uma imagem boa corporativa é positivo de diversas maneiras, pois a atração de novos talentos pode depender de como a empresa é vista pelo público externo e a experiência do candidato também pode impedir que outros profisisonais se candidatem futuramente diante da repercursão do ponto negativo. 

Para isso, muitas empresas investem na marca como excelentes empregadores e mostram a sua reputação aliados a um ótimo ambiente de trabalho. 

Essas ações ajudam atrair o interesse de novos profissionais, mas também chama a atenção do público de um modo geral.  

Profissionais que são bem-vindos em todas as etapas do recrutamento e seleção com acesso transparente às informações sobre o cargo e a organização são mais engajados e motivados a ingressar na empresa.

Por outro lado, candidatos que recebem informações incompletas ou se sentem enganados na contratação não terão senso de identidade com a empresa, motivação e produtividade. 

Esses erros, podem fazer com que ele desista do cargo, aumentando a rotatividade da empresa e os custos.

Quais são os erros que prejudicam a experiência?

Para evitar que o seu processo de seleção não obtenha o sucesso esperado, o ideal é que você leve em consideração a experiência do candidato em todas as etapas, mas para isso o ideal é que você saiba dos principais erros que o Departamento de RH pode cometer: 

  • Não disponibilizar informações claras durante o processo;
  • Excesso de etapas, tornando-o longo e cansativo;
  • Testes de habilidades que não estão relacionados com a vaga;
  • Dificuldade na comunicação com os recrutadores;
  • Falta de feedback e confirmação. 

São esses erros mencionados acima que podem deixar o candidato frustrado e eliminar as chances de um grande talento entrar na sua equipe. 

Agora que você já os conhece, pode começar a pensar em quais etapas do seu processo seletivo precisam ser reestruturadas e assim, mitigar os pontos negativos. 

O que fazer para engajar e melhorar a experiência do candidato? 

Promover uma excelente experiência do candidato é um trabalho desafiador e que deve buscar melhorias constantes. 

Porém, apesar do esforço, quando consolidado, o sistema que entende a importância da experiência do candidato agrega valor à empresa e melhora, significativamente, a escolha de profissionais ideais para cada cargo.

Eleve o nível do seu RH com as soluções Docteka! 

Com mais de 30 anos de experiência no mercado, a Docteka se tornou referência em RH Digital e é uma empresa de tecnologia, com foco e expertise na experiência do candidato

As soluções completas, permitem que cada cliente tenha serviços ajustados às necessidades.

Além disso, vale ressaltar que a Docteka é uma empresa que possui, em seu DNA, a inovação e transparência.  

Toda a equipe está focada em desenvolver projetos que realmente se tornem grandes diferenciais empresariais. 

Nós projetamos, avaliamos e justificamos os projetos com soluções tecnológicas, serviços e gestão de processos com um entendimento claro dos benefícios e impactos das soluções.