Você sabe o que é GED

A sigla GED significa Gerenciamento Eletrônico de Documentos ou Gestão Eletrônica de Documentos.

A gestão de documentos, em seu sentido mais amplo, significa assegurar acesso pleno aos documentos e às informações necessárias à tomada diária de decisões e à garantia de deveres e direitos.

Destacam-se como objetivos específicos da Gestão de Documentos:

  • permitir de forma ágil e assertiva o acesso aos documentos e às informações
  • promover a transparência dos atos administrativos
  • garantir economia, eficiência e eficácia na administração
  • tornar o processo decisório mais célere
  • racionalizar a produção documental
  • controlar o fluxo de documentos e a organização dos arquivos
  • normatizar os procedimentos para classificação, avaliação, transferência, recolhimento, guarda e eliminação de documentos
  • contribuir para a preservação do patrimônio documental considerado de guarda permanente

Em linhas gerais, podemos descrever uma solução tecnológica de GED como um conjunto de módulos interligados que permite a uma empresa gerenciar seus documentos em forma física ou digital. Esses documentos podem ser das mais diversas origens, tais como papel, microfilme, imagem, som, planilhas eletrônicas, arquivos de texto etc.

Os principais módulos de uma solução de GED são:

Captura – Acelera processos de negócio através da captação de documentos e formulários, transformando em informações confiáveis e recuperáveis, passíveis de serem integradas a todas as aplicações de negócios.

Controle de Documentos (Gerenciamento de Documentos) – É a tecnologia que permite gerenciar com mais eficácia a criação, revisão, aprovação e descarte de documentos eletrônicos. Dentre as suas principais funcionalidades estão o controle de informações (autoria, revisão, versão, datas etc.), segurança, busca, check-in / check-out e versionamento.

Workflow / BPM – Controla e gerencia processos dentro de uma organização, garantindo que as tarefas sejam executadas pelas pessoas corretas no tempo previamente definido. Organizando tarefas, prazos, trâmites, documentos e sincroniza a ação das pessoas.

Processamento em formulários – tecnologia que possibilita reconhecer as informações e relacioná-las com campos em bancos de dados, automatizando o processo de digitação. Neste sistema são utilizados o ICR (Intelligent Character Recognition) e OCR (Optical Character Recognition) para o reconhecimento automático de textos escritos e caracteres.

Quer saber mais sobre como funciona um sistema GED, ligue: 0800-775-3555 ou acesse https://www.docteka.com