Digitalização de documentos

Apresentamos neste post as principais vantagens e desvantagens do uso de documentos digitais nas Empresas.

Principais Vantagens:

– Maior celeridade em sua elaboração, bem como redução de custos de impressão;

– Arquivamento de forma simples e fácil recuperação de dados;

– Alta capacidade de armazenamento, sendo seu custo reduzido;

– Retorno às exigências ecológicas e de tutela do meio ambiente;

– Duplicabilidade imediata, não havendo a figura da cópia;

– Transmissão imediata;

– Dificuldade de fraude, mediante mecanismos que a impeçam;

– Capacidade de resistência ao envelhecimento e deterioração.

Desvantagens:

Uma das principais desvantagens do documento digital é a ligação que ele possui com a tecnologia, computadores e tudo mais que o envolve. A necessidade de intermediação é um dos pontos fracos dessa forma de documentação, uma vez que para que possamos ter conhecimento de determinada informação que se encontra memorizada em forma de bits, faz-se mister a intermediação com o auxilio de um computador.

Também quanto à sua leitura, para que possa ser visualizado o conteúdo de um documento digital, devemos submetê-lo ao computador para a decifragem.

Com o uso constante da informática no quotidiano, mudanças em nossos hábitos serão verificadas, mostrando-nos que somos capazes de nos adequar às situações novas, bem como à tecnologia que a cada dia se aperfeiçoa.

Uma questão que deve ser considerada neste tópico é a insegurança, presente na sociedade, na realização de transações pela Internet. Se houvesse uma campanha nacional de informação sobre o bom uso dos meios informáticos, elaborada por todos os interessados no comércio eletrônico, esse obstáculo poderia ser superado.